O que é um processo alérgico?

07:27

Quando o organismo detecta um alergénio surge uma reacção imunitária adversa na tentativa de expeli-lo do corpo. Apesar de ocorrerem reacções alérgicas em resposta a vírus e bactérias, normalmente surgem em resposta a produtos exteriores não infecciosos. As alergias aparecem, tendencialmente, nas zonas do corpo onde o sistema imunitário é activado (mucosas nasal, respiratória, gastrointestinal e pele).
Como funciona uma reacção alérgica?alergias
O ser humano vive num ambiente repleto de substâncias susceptíveis de produzir respostas imunológicas. O contacto com antigénios induz uma resposta imunitária protectora mas, também, a uma possibilidade de reacções prejudiciais aos  tecidos.
As respostas imunitárias podem surgir de antigénios exógenos ou endógenos.
Quando um antigénio invade o organismo o sistema imunitário reage produzindo IgE (anticorpo), gerando sintomas associados. Os IgE permanecem ligados a outros elementos de defesa imunitária (eosinófilos, basófilos, mastócitos) que revestem as vias respiratórias, intestinos e pele. Numa exposição futura ao alergénio, os anticorpos  ligam-se a ele e informam os mastócitos que libertam a histamina e outras  substâncias que originam os tão indesejados sintomas alérgicos. A histamina (mediador químico) exerce um efeito intenso ao nível da pele, mucosas, olhos, pulmões e tracto gastrointestinal tendo a maioria das reacções alérgicas um tropismo para esses órgãos.
Conforme o tipo de alergia os sintomas podem ir desde os espirros, corrimento ou obstrução nasal, prurido ocular ou dérmico, olhos lacrimejantes (febre-dos-fenos), urticária, enxaquecas, diarreia ou mesmo a um colapso sistémico potencialmente fatal (choque anafilático). dérmico, olhos lacrimejantes (febre-dos-fenos), urticária, enxaquecas, diarreia ou mesmo a um colapso sistémico potencialmente fatal (choque anafilático).

No mercado existem alguns suplementos alimentares muito eficazes para tratamento deste problema.
Ver aqui. Afastamdo os desagradáveis simtomas dos anti-histaminicos químicos.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe