Tomates enlatados – Serão bons?

07:14



Tomates enlatados
Com o ritmo de vida de hoje o que mais queremos é que os alimentos estejam já pré-preparados para podermos confecionar as nossas refeições o mais depressa possível. Mas....esquecemos que a pressa não é amiga da qualidade.
Um endócrinologista disse: “nem mesmo chegar perto de tomates enlatados” – as latas são revestidas com uma resina contendo BPA, e os tomates são especialmente perigosos porque o ácido quebra o BPA-los em quantidades perigosas.
latas-arquivo
Um novo estudo de pesquisadores da Universidade Harvard pode dar às pessoas mais razões para evitarem comidas ou bebidas enlatadas. Pessoas que usaram alimentos em lata diariamente durante cinco dias tiveram níveis significativamente elevados (aumentos de mais de dez vezes) de bisfenol-A, ou BPA, uma substância que reveste a maior parte das latas.
Grande parte da pesquisa sobre BPA, um desequilibrador do sistema endócrino que imita as hormonas do corpo, tem foco no uso de garrafas plásticas. A substância está ligada em alguns estudos à maior incidência de câncer, problemas cardíacos, diabetes e obesidade, e nos EUA há cada vez mais pressão para regular seu uso.
O novo estudo, publicado esta semana no Journal of the American Medical Association, é o primeiro a medir as quantidades ingeridas quando as pessoas comem alimentos vindos diretamente de uma lata – no caso, sopa. Os aumentos de níveis de BPA que os pesquisadores registaram foram os mais altos do que em qualquer outro estudo.
“Não podemos dizer quais são as consequências, a partir de nossa pesquisa”, disse Karin Michels, professora-associada de epidemiologia na faculdade de medicina de Harvard. “Mas os níveis altos que encontramos foram surpreendentes. Nunca esperamos um aumento de mil por cento deles”.
No geral, a maioria dos estudos descobriu que a média de BPA na urina de adultos típicos era de cerca de 2 microgramas por litro. Este foi aproximadamente o nível encontrado pelos pesquisadores de Harvard nas pessoas que comeram sopa feita de ingredientes frescos. Depois de comerem a sopa enlatada, seus níveis chegaram a 20 microgramas por litro, um aumento de 1.221%.

Se pensarmos a quantidade de enlatados que consumimos e a relacionarmos com este estudo, só nos resta começar a reduzir o consumo destes produtos e preferir os alimentos frescos.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe